domingo, 20 de abril de 2008

Tinha um buraco no meio do caminho


No dia 20, domingo, eu, Leandro e Alexandre resolvemos "ir" retornando devagarinho para Porto Alegre, dormindo no meio de SC, talvez em Concórdia.

O retorno fizemos por Capanema (Barracão), para sair em Iraí (Frederico Whestphalen) e seguindo até Porto Alegre pela BR 386.

Em Santo Antônio do Oeste o Alexandre "achou" um buraco no meio do caminho, entortando a roda dianteira e mais ainda a traseira, cujo pneu esvaziou. Eu e o Leandro estávamos à frente, e esperamos uns 5 minutos até darmos meia volta para procurá-lo.

Ao tentar consertarmos a roda a mesma trincou, o que nos fez abandonar a idéia do Alexandre voltar rodando. Asim, fomos até um posto de gasolina próximo, tiramos a roda da minha moto, colocamos na garupa da do Leandro este retornou para o local onde estava a moto do Alexandre e os dois vieram rodando até o posto de combustível.


De lá requisitamos a assistência 24 horas, que levou 3 horas para chegar e carregou a moto de guincho até Porto Alegre (cerca de 600/700km). A seguradora, Chubb, queria cobrar uma diferença de quilometragem. Como o Alexandre dispensou o táxi, pegando carona no guincho, nada foi cobrado de diferença.

Tem até um vídeo o resgate:
(vídeo removido a pedido dos protagonistas)

Conclusões:
a) a roda de liga da BMW é "muuuito fraca" para uma GS;
b) prefira as rodas raiadas (a minha moto já sofreu pancadas estratosféricas e a roda raiada nem se coçou);
c) leve uma chave para TROCAR a roda. Não vem no Kit da moto (no caso da BMW é uma tork 50) e nos permitiu levar a moto até um local seguro. A sorte é que o Leandro tinha a chave na bagagem.

sábado, 19 de abril de 2008

Porto Alegre a Foz do Iguaçu (pela Argentina)

O caminho de Porto Alegre a Foz do Iguaçu encurta bastante (quase 100km) se optares por ir pela Argentina, pegando a balsa em Porto Mauá. Foi o que fiz.

Saí de Porto Alegre cerca das 5 horas da manhã e cheguei em Foz do Iguaçu pelas 14 horas.

O trajeto foi:
Porto Alegre - Soledade - Espumoso - Cruz Alta - Entre Ijuís - Santo Ângelo - Santa Rosa - Tuparendi - Porto Mauá ... e dali pela Argentina, passando em 2 de Maio e pegando a Ruta 12 até Foz.

Chegando em Foz, acabei indo dar uma olhada em Ciudad Del Leste, já que dia 20 seria feriado no Paraguay (eleições).

Mais tarde no hotel, além da companhia dos irmãos Leandro (GSA 2007) e Alexandre (GS 2008), recebemos a companhia do Dr. Harry (K1200GT) que nos honrou com um jantar com diversas histórias em um restaurante espanhol da cidade.

domingo, 13 de abril de 2008

BMW Road Show

Geralmente costumo programar minhas atividades para um mínimo de stress, ou seja, do alto dos meus 45 anos não faço em programações particulares nada que não me agrade. Tenho isso como uma compensação para a semana toda onde minha peocupação é atender as vontades e necessidades de clientes, bem como a atenção requerida pela família, duas atividades que também faço com prazer.

Quando o simpático Régis da Süd me convidou para o Road Show da BMW, perguntei a ele e ao Leandro Aggens se haveria aquele esquema de filas, poucas motos, meia volta na pista, etc... Como foram enfáticos em dizer que NUNCA havia isso, me programei.

Cheguei em Tarumã, por compromissos particulares, lá pelas 11:30h. Fiz a inscrição, sendo o "conhecimento limitado" a 2 motos. As opções eram espartanas (apesar da marca ser alemã). Tinha uma GS monocilindrica de 650 (vontade zero de andar nesse troço), uma adventure e uma GS (já tenho adventure pô), uma RT (nenhum tesão por essas touring cheia de malas) e a única que valia a pena (uma K1200).

Vou resumir a ópera, fiquei em tarumã até as 15h e não andei em nenhuma. Quando chegou a minha vez desabou uma chuva. Como já estava cansado de ficar em pé e jogar conversa fora, fui me retirando.... No Road Show do ano de 2.050, se ainda estiver vivo, vou pensar em aparecer em outro.... quem sabe....

Tinha também o Road Show de carros (uns conversíveis de parar o trânsito). Para estes eu não tinha convite e ao tentar me inscrever uma moça bastante convicta disse mais ou menos assim.... (nem a pau Juvenal....) isso que não me chamo Juvenal, apesar de ter cara de palerma e nenhuma vontade de gastar meus parcos e suados recursos em uma BMW - posição que deve ter sido flagrada pelos atendendentes da BMW.

Graças a intervenção do Dr. Laury, a contragosto dos organizadores, recebi um convite. Mas, apesar de todos os carros parados no pátio, me arranjaram um horário para depois das 18 horas. Claro que não ia esperar, meu sábado teve coisas bem mais interessantes que andar naqueles chucrutes de rodas.





quinta-feira, 10 de abril de 2008

Projeto: Feriado de 1º de Maio - Passo de Sico e Salar de Uyuni - Bolívia

Com o feriadão resolvemos fazer mais um projeto "the flash" pela América do Sul, ou seja, dirigir 24 horas (em revezamento) até a cordilheira ou ponto final e dali iniciar o passeio. Com isto, vamos matar a curiosidade de uma plaquinha de divisa da Bolívia que tem na estrada de Passo de Jama (e que cruzamos umas 10 vezes, de carro e moto).


A idéia é cruzar o passo de sico, a partir de salta. Sempre cruzamos a fronteira norte da cordilheira por jujuy (passo de jama). De San Pedro do Atacama a idéia é subir a direita de calama, entrando no Salar e depois saindo na estrada do passo de Jama (no ponto da foto acima, onde aparece o "Diguinho").

O Rodrigo sai de pickup de Porto Alegre dia 28/04 e eu encontro ele em Salta (saindo de avião até buenos aires pela Tam e depois pela Austral até Salta) no dia 30/04.

Abaixo, alguns links que organizei sobre os locais que passaremos.

Passo de Sico
http://www.viajoporargentina.com/salta/salta/a_san_antonio_por.htm
um louco fez tudo de bicicleta http://www.olinto.com.br/7passos/7passos.htm
http://www.chardo.com.br/mp03.htm
http://www.encoder.eti.br/machu.htm

Salar de Uyuni - Bolívia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni
http://www.janelanaweb.com/viagens/uyuni.html (boas dicas, veja o que diz do diesel boliviano, que nos deixou empenhado uma noite entre Cuzco, Abancay e Nazca em 2006)
http://roteirosandinos.altamontanha.com/bolivia/salar.asp
http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/bolivia08.shtml
reclamando de agências e dando dicas... http://www2.uol.com.br/oviajante/rbalbo.htm
http://www.almadeviajante.com/viagens/bolivia/salar-uyuni.php
http://moreno.wikidot.com/salar-de-uyuni
http://www.pisa.tur.br/roteiro_intro.php?id_roteiro=160
http://www.viagensmaneiras.com/viagens/INTERNACIONAL/uyuni.htm

Achei também um link de porque, em 2006, passamos muito mal em Potosi, mal tínhamos forças para andar depois de um dia inteiro viajando pelas estradas poeirentas da Bolívia.
http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/bolivia07.shtml