quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

De Copiapó a San Pedro do Atacama - Cruzando o Salar

Saí de Copiapó pela manhã com o objetivo de passar pela Mão no Deserto e tirar umas fotos (já passei por lá de moto e de carro e nunca parei).

O monumento não é novo, é de 1994, e está todo pichado, encravado no meio do nada.


.
No GPS da Garmin a coordenada é S24 9.500 W70 9.393

Depois tinha me programado para ir a San Pedro do Atacama (SPA). Poderia ir rodando pelo asfalto ou pegar um trecho misto, cortando o salar. Apesar de estar rodando sozinho, conversei com uns caminhoneiros que me deram segurança para ir cortando o salar.


Parte do pista é formado por um betume, terra e sal, meio riscado para aderência, mas onde se consegue desenvolver velocidades até razoáveis, tais como asfalto.


A outra metade é um misto de terra e sal. Fica um tapete.

O problema é que chove muito raramente no atacama, Eu tive a sorte de pegar um caldo.

Parte do antes piso seguro ficou um sabão. Mas fora o sufoco, cheguei num SP do Atacama molhado.



Após um banho no modesto, mas limpo e confortável hotel, fui comer um lomo com 2 litros de schopp no restaurante da Plaza.



Sobre a Chuva no ATACAMA: é considerado o deserto mais seco do mundo. Todavia, no começo de 2011 já choveu muito, provocando calamidades em San Pedro do Atacama (casas são de barro, não foram feitas para suportar chuvas). Assim, o lugar está recebendo no últimos anos chuvas em quantidade significativa e talvez venha a perder a pecha do lugar mais árido do mundo.




Curiosidades        

  • O deserto de Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 1400 anos sem indícios de chuva.
  • É considerado o deserto mais alto e árido.
  • Apesar de não haver chuvas é quase comum nevar em partes da região perto dos vulcões.
  • O Deserto de Atacama pode ser comparado com algumas cidades em certas épocas como Brasília nos períodos de Junho a Setembro por ter umidade relativa do ar com uma média de 5%,e com pouca precipitação , pela causa da umidade do ar ficar mais baixa que o deserto mas a temperatura menor.
  • Este deserto é o palco do clímax do filme Quantum of Solace, no eco - hotel Perla de las Dunas.




4 comentários:

Maria Valéria de Lima Schneider disse...

Que fome!

Maria Valeria disse...

Ramonzinho, tu me deu um susto! Primeiro me diz que esta chovendo no deserto, depois me liga de novo, dizendo que Jesus bateu na tua porta!! Pensei, será que a altitude ta fazendo mal pra ele? Será que ele ta delirando? Ainda bem que esta tudo fotografado hehehe bjs

Paulinho VN disse...

Ramon, depois quero ver todas as fotos. Viagem EMOCIONANTE!
Paulinho VN

Cara Palida disse...

Ramon, o desbravador!

Valéria, segura ele .... rsrsrs

Ramonzito, sensacional essas tuas aventuras "relâmpago"!
Show!

Abr.,
CP!