domingo, 28 de setembro de 2008

De Urubici-SC até Criciuma, pela Serra do Corvo Branco


Fazia um bom tempo que não dava uma andava de moto. Com algumas dicas aqui e ali resolvi dar um passeio até Urubici-SC. Saí no sábado, com volta no domingo.Subi a partir de Porto Alegre a BR 116, cruzando por Lages, para chegar a Urubici.

Me hospedei no
http://www.serrabela.com.br/ Não procurei muito não, é um bom hotel, preço meio salgado, mas não estava afim de pesquisar muita coisa. Choveu muito na chegada à Urubici. Continuou chovendo a noite inteira.


No domingo acordei tarde (curando as 2 ou 3 garrafas de vinho da noite anterior). Fui conhecer o morro da Igreja mas a neblina era danada.Descendo do morro da Igreja fiquei em dúvida em retornar pelo asfalto da Serra do Rio do Rastro (que já passei mas 15 vezes) ou ir pela SC 439 (serra do corvo branco) que tem mais de 100km de estrada de chão.

Minha dúvida era motivada pela chuva que há 3 dias castigava a região e o tempo não dava sinais de melhora.

Calçada com uns pneus Michelin Anakee na traseira, meia vida, uma GS Adventure de 300kg com pneus que são um terror em estrada de chão, e sozinho, não era uma boa pedida. Bati um papo, aqui e ali, e o "pessoal" me garantiu que a estrada era aquilo ali que já tinha visto (rodei uns 20km de chão até o morro da Igreja). Resolvi encarar.
Mas a opção não foi uma das melhores ou, por outro lado, para quem gosta de aventuras um prato cheio. Muito barro na estrada, muito mesmo.Umas 20 escorregadas de cai não cai e uns 3 tombos de fato.

Os tombos até que não foram feios, tanto que as proteções da adventure deram conta do recado, pois nem sequer arranharam. Em uma delas é que, mesmo em baixa velocidade, levei um trancasso e bati forte com o capacete no chão. Fiquei meio abobado uns minutos, mas uns 15 minutos depois já estava de pé.Problema, mesmo, é levantar sozinho uma GSA de 300kg do chão.... Nossa... duas vezes foi, na terceira fiquei uma hora e meia esperando passar alguém pela estrada.


Conclusão:

a) a não ser que seja piloto mesmo (o que não sou) e que tenha uma moto leve e com pneu para barro, não passe em dias de chuva pela serra do corvo branco;

b) nunca viaje sozinho com uma moto que, se não for o incrível Hulk, não possa levantar;

c) mas, ao final, meio dolorido, até que fiquei de bem com a vida com a façanha realizada. Vá entender isso....

4 comentários:

Robson Jaborá/SC disse...

Muito bom...
Anakee é ruim mesmo, não adianta...
Abraço,

Anônimo disse...

Ramonzito,

Show de bola esta viagem.
Fui até a entrada desta serra em 2006 (estava com uma XL 125 alugada duma pousada em Urubici) e não tive coragem nem tempo para descer toda a serra mas andei uns 3 km serra adentro. o lugar é muito legal !

SPADONI

Anônimo disse...

Ramonzito,

Show de bola esta viagem.
Fui até a entrada desta serra em 2006 (estava com uma XL 125 alugada duma pousada em Urubici) e não tive coragem nem tempo para descer toda a serra mas andei uns 3 km serra adentro. o lugar é muito legal !

SPADONI

WXimenes disse...

Ae Ramon, beleza.
No início de 2007 tbém embarcamos neste caminho (furado) com o mesmo clima e muita chuva. Do topo da serra em diante é que mora o perigo. 3 Stroms + uma Falcon. O pior, 2 Stroms garupadas, pedaleiras quebradas e muito ego machucado foram o resultado dessa aventura. Estando seco, deve ser um ótimo passeio para quem gosta.
Abraços
Wilson Ximenes