sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mala de Alumínio da R1200GS - Como tapar a fechadura!

A mala de alumínio que acompanha da R1200GS Adventure, a partir de 2006 (a minha é 2007) é produzida pela Touratech, se não me engano.

Se comparadas as antigas malas de alumínio da R1150GS Adventure, o camarada toma um susto, tal a diferença de acabamento entre as duas (óbvio que a antiga era melhor). Mas as novas malas são funcionais.

O problema dessas malas são as tampinhas de borracha que protegem as fechaduras do barro, poeira, etc... e são 8 ao todo, cujo acesso é com a mesma chave da moto. As malas das GS 2006 até 2008, acredito, vieram com as "lock covers" inteiramente de borracha. O problema é que não há paciência que resista enfiar aquele troço molenga fechadura adentro (quando eu ficar velho deverei passar trabalho..hehehe).

Resumo: você meio que fechava, tacava uma fita isolante no que não iria mecher mais e, mesmo assim, volta e meia uma fechadura ficava entupida de poeira, barro, etc.. dificultando a abertura.

Em um desses encontros, o Marcelo Resende me falou que as novas lock covers vinham com plástico rígido, facilitando enormemente o "tamponamento" das benditas fechaduras. Ele tinha comprado algumas na Officer. Quando fui atrás do preço (mais de R$ 50,00 cada uma) desisti. Recentemente comprei em New Jersey as benditas, mesmo assim a salgados U$ 6,00 cada uma.

A segunda etapa da missão, todavia é "trocar" as benditas. Segundo o Resende, exigiria paciência, tempo e ferramentas, pois tinha passado trabalho. Me "armei" de boa vontade em uma noite de verão de 30 graus em Porto Alegre e fui a luta. Quando fui encaixar a primeira, com a ajuda de uma alicate, puff... encaixou de primeira, e eu disse "...esse Resende faz tempestade em copo d'água". Contudo, foi sorte de principiante, pois as outras 7 me exigiram mais de meia hora e um elevado grau de paciência.

Mas valeu a pena, ao menos agora não tenho que voltar das viagens e ficar limpando fechadura de mala.

Nenhum comentário: