sábado, 13 de fevereiro de 2010

Um Pneu (Pirelli Scorpion Trail) Perdido em Rio Verde-MT

Como o roteiro de viagem é longo resolvi viajar com meus pneus de Porto Alegre, trocando-os em Cuiabá. Estava usando um Metzeler Tourance XP na Dianteira, com uns 12.000km e um Pirelli Scorpion Trail na traseira, com quase 6.000km.

Apesar do Scorpion Trail “grudar” no asfalto, seco ou molhado, transmitindo segurança na pilotagem, me surpreendi como gasta rápido demais (tá certo que o verão está sendo muito quente).
Ao passar por Dourados senti que o comportamento da moto não era o mesmo. Perto de Rio Verde o asfalto molhou e a moto insistia em escorregar. Parei num posto de combustíveis e fui almoçar. 

Ao chegar perto da moto para embarcar vi que o carda estava preto, parecendo óleo. Arrepiei, porque as GS 1200 Adventure tiveram sérios problemas de vazamento do óleo do cardã nas primeiras séries. Mas o retentor estava seco, sem vazamentos visíveis. De onde vinha aquele “óleo”? do Pneu. Estava aparecendo as malhas de aço (por isso os escorregões na chuva, talvez). Na foto abaixo um Pirelli Scorpion Trail com 6.800km.


Mas sábado a tarde, em Rio Verde, onde achar um pneu compatível. Um cliente do posto me alcançou o celular do Eliseu, da revenda Yamaha. Atencioso, cordial e na falta de um pneu ao menos de XT600, nem usado, fomos encontrar um pneu remoldado de twister para a traseira (marca Rodabem). Aro 17, sem câmera, servindo aos propósitos, e de largura 130, ao invés dos 150 originais. Remoldado ou não, maneirando no acelerador eu chegaria lá, e fizemos a troca. – R$ 150,00.

No começo fui com a mão leve e...... depois me esqueci. Quando parei para abastecer o pneu remoldado fedia a borracha queimada e certamente estava a mais de 100 graus. Com mais de 500kg de peso e andando a .... (omitindo velocidades).. o pneu fedeu demais, mas agüentou.

Depois acho que a borracha do remoldado “curou”. Cheirava menos a queimado e me transmitiu segurança. Cheguei bem em Cuiabá.

Um comentário:

Sergio Buratto disse...

Quer dizer então que um pneu remoldado marca diabo seria melhor que o Scorpion da Pirelli? :-)