segunda-feira, 19 de abril de 2010

Puerto Maldonado a Cusco

A rodovia está "quase" pronta, faltando uns 80km dos 530km entre Puerto Maldonado e Cusco.

O problema é que deixaram por último os piores quilômetros, atravessando a cordilheira ainda na parte da floresta amazônica. Para variar (lei de murphy) choveu torrencialmente no dia anterior e durante todo noite.

A estrada, na parte que ainda está sem pavimento, estava um sabão. Com a GS carregada do jeito que estava, se estivesse com pneus lisos, provavelmente não passaria ileso.

A grande novidade do dia é que, quando começou o piso de terra, encontrei um camarada numa moto.  Quando vejo a moto Falcon com placa de Novo Hamburgo, parei-o imediatamente.

O Marcelo tem 25 anos e é aviador agrícola. Nas entre-safras viaja, com o dinheiro acumulado nos meses de trabalho. Gente boa demais.Resolvemos seguir juntos até  Cusco. Decisão acertada.

Um item interessante da viagem é que a estrada "fecha" se um grande trecho o dia inteiro e só abre durante 1 hora, entre as 12:00h e as 13:00. E são duas barreiras. Não podes parar entre elas. E não sabíamos disso. Chegamos 40 minutos antes da barreira abrir, ainda bem. Aproveitamos para comer uma bananas da floresta.

Apesar do barro, passamos bem. Para nada omitir, tombei, quase parado, dentro de um riacho. Apesar de colocar o controle de tração no modo off-road da GS, quando arrancamos de uma parada me esqueci de acioná-lo. Ao atravessar um córrego, carregado de água pelas chuvas, a roda deslizou na pedras, o controle de tração ativo, perdi o motor, e me quedei. Isso não foi nada. Eu e o Marcelo levamos uns 5 minutos para levantar a GS. Se tivesse sozinho, ia precisar esperar alguma boa alma alheia passar. Ou descarregar toda la moto.

O ponto alto da estrada tem 4.725m. A falcom, carburada, peidou bastante, mas foi bem. Chegou a marcar 8 graus no topo da cordilheira. Saí de Puerto Maldonado com 32 graus.

Chegamos em Cusco as 6 da tarde, noite. Sujo e bastante desgastado. Resolvi ficar mais um dia em Cusco para me recuperar. Vou ter que mudar o roteiro e ir a Lima para verificar o pneu e o fato do cardã estar babando.

13 comentários:

Robson Jaborá/SC disse...

Muuito bom Ramonzito!
Gostei!
Parabéns, final de ano vou por aí... hehehe

Maria Valéria de Lima Schneider disse...

Pessoal,

só para não ficarem preocupados: ele me ligou e avisou que está parado(117)em outra barreira de estrada e aguarda liberação. Está tudo bem. Valéria. Abçs.

Leandro Aggens disse...

Grande Amigo Ramon,
Show de bola a viagem, estamos acompanhando..

Grande Abraço
Leandro Aggens

Rodamundo disse...

Show Ramonzito, estamos aqui acompanhando! Abração
Felipe e Marcia

Cara Pálida! disse...

Raimon, sempre aprontando das suas!
Abdusido por uma tribo indígina hehehehe
Masssss GS Adv vazando cardã???? Xiiiiiiii

Abr., suerte amigo!
CP!

Anônimo disse...

Oi Ramon.

Estamos viajando junto!

Abs,

Sucesso.

Maho.

Anônimo disse...

Maravilha Ramon. A viagem está linda e bem ao teu estilo, não é mesmo? Valeu pela dica da BMW em Lima.
abs
João Dal´Aqua

Fausto disse...

Ola amigo! Bela Viagem. Estamos indo a Machu Pichu dia 10/jul em 6 motos e gostarai de confirmar com vc os 80km de terra no trecho entre Maldonato e Cuzco. Esta indo tbem uma Drag-start(custom) e a situação da estrada é motivo de preocupação. Abraços...frmalheiros@gmail.com

Ramonpoa disse...

Olá Malheiros. Não deves ter muitas dificuldades, pois julho não é epoca de chuvas. A estrada estava lisa e a parte ruim decorria das maquinas trabalhando para remover desmoronamentos e outros itens ocasionados pela própria chuva, assim como na travessia dos riachos ocasionais. Com tempo seco e paciência a dragstar passa numa boa.

Vais ouvir no Peru muitos relatos de acidentes com motoclistas brasileiros, notadamente em áreas urbanas, fique atento, eles não usam seta de direção nem costumam dar preferencia para motos em cruzamentos.. No mais, boa viagem... (o que não é muito diferente de locais no Brasil hehehe)

Unknown disse...

Ramon, moro em RB no Acre e estou querendo ir até cusco, até onde vai o asfalto e as condições da estrada para ir de carro, da pra ir numa boa em julho?

agradeço se puderes me dar uma ajuda.

Projeto-Andes-2010 disse...

Ramon, pode me tirar algumas duvidas sobre os documentos necessarios, porque to procurando em web e relatos e ta tendo muitas informacoes desencontradas:

O que é necessario mesmo e o que nao é necessario para o PERU?:

Identidade é necessaria?
Passaporte nao é necessário?
Carteira de habilitacao brasileira vale certo?
A tal da carteira internacional de motorista nao é necessario?
O tal do seguro carta verde é pedido na entrada no PERU?
A vacina te pediram da febre amarela? Eu liguei no consulado do PERU nao Acre e me falaram que nao pedem e nao é ncessario...
Algun outro documento que a gente acha que precisa e nao é necessario?

Desculpa ai tantas perguntas é que vamos em julho fazer praticamente a mesma rota...

www.projeto-andes-2010.blogspot.com

Ramonpoa disse...

Olá Companheiro. Sem problema, quando der um tempinho atualizo o blog. Mas vamos lá:

a) não é necessário o passaporte no Peru. Se ingressa com IDENTIDADE (não vale carteira de motorista). A identidade, por sinal, é aceita no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Bolívia (no resto, acho que passaporte);

b) carteira de habilitação vale a brasileira. Como a internacional custa no Detran uma taxa de menos de R$ 100,00 e tem o prazo de validade da carteira, não custa fazer uma;

c)Seguro carta verde NÃO é pedido no Peru, só no âmbito do Mercosul (e dizem que para motos não é necessário - longa discussão), sempre faço, uma coisa a menos para evitar as propinas das rutas 12 e 14 em entre-rios e corrientes;

d) levei o certificado da vacina da febre amarela, que vale por 10 anos. Não me pediram.

e)identidade, documento do veículo e carteira de motorista é o que deves levar de documentos. se o veículo não estiver em seu nome... aí é outros quinhentos...

GIOVANI disse...

olá Ramom. Pretendo ir a Cuzco em julho/2011, mas estou com poucas informações sobre a temperatura nas altas altitudes nessa época. Você teria alguma informação sobre os equipamentos necessários (jaqueta e calça, etc) durante essa época? Obrigado. Giovani (zancan@brturbo.com.br)