sábado, 17 de abril de 2010

Vilhena, começo de Rondônia a Vista Alegre, final de Rondônia

Planejava chegar em Rio Branco, mas a buraqueira da BR364 é um negócio impressionante.

O pneu traseiro perdeu ar nas pancadas, consertado com a ajuda de um “mestre” borracheiro de beira de estrada. Perdi o salpicadeiro traseiro da GS (mini paralama traseiro), em dois momentos, num primeiro buraco perdeu a parte de baixo e num segundo entortou de vez. Tive que tirá-lo em Ji Paraná;

Para variar, o cardã começou a babar.

Bem, voltemos ao relato, enquanto escrevo aqui num notebook, num bar de vista alegre, tomando uma cerveja gelada e esperando a janta. Celular nem pensar, o sinal mais próximo deve estar a 300km daqui.

Saí de Villhena pela manhã, cedo, as 6h. O desgaste do pneu em “velocidade de cruzeiro”  me assustou. Assim, decidi baixar para os 120 por hora. Nem precisava, pois a rodovia é controlada por buracos. Perto de Cacoal, então, nem se fala.  Os buracos povoam a Rondônia inteira.

Como rodei com o pneu traseiro murcho, o “Tião borracheiro” disse que afetou a banda de rodagem. Pega daqui e dali, num se acha pneu em Ji-Paraná.  O Rubico, proprietário de uma V-Strom em Ji Paraná me emprestou um usado dele, para alguma emergência. O estou carregando em cima da mala traseira. 

Perdi a conta de carros com pneus estourados e até vi um acidente entre uma hilux e um caminhão, fruto dos desvios abruptos de caminhões por causa dos buracos e nem olham para trás, quem vem que se cuide. E a hilux foi ultrapassar na hora errada. Prejuízo só material.

Eu mesmo fui jogado para o acostamento contrário algumas vezes, até pegar o jeito.

Meu dia foi assim, serpenteando pelos buracos, andando a 100 por hora e as vezes menos. Imagino a tortura dos caminhoneiros.

Queria chegar em vista alegre antes de anoitecer. Todos com quem conversei, literalmente todos, disseram para evitar ficar nas cidades do norte do Rondônia, muito violentas segundo dizem.

Cheguei a na balsa do rio madeira com o sol dando seus últimos suspiros, e lá fiquei por quase 1,5 hora.  A balsa encalhou.

Saindo de lá cheguei em vista alegre, uns 30km depois. Cidade pequena mas muito simpática, hotel com TV e ar condicionado. Em frente um bar que serve uma cerveja bem gelada e um bifê na chapa.

Nota sobre Vista Alegre: agradável surpresa, a janta em frente ao hotel, em um bar simples, foi digna de nota. Um filé sobre uma chapa quente, com braseiro em baixo, queijo também sobre a chapa e banana, acompanhamento de arroz, farofa e um feijão que não era preto. Gostossísima, jantar dos deuses, no fim do mundo.

8 comentários:

Unknown disse...

Grande Ramon!!! Tu é uma figura rara! mas vê se deixa o SPOT ligado e não fica mexendo no negócio hehehehe, tá todo mundo te seguindo pelo meio da mata, alguns até acharam que tinha sido sequestrado por indios, hahahaha abração e boa viagem!

Renato Lopes disse...

Blza Ramonzito! Apesar dos percalços dos buracos vc esta se saindo bem hehehehe Mas, na minha modesta opinião vc deveria colocar esses pneus fora de estrada no Acre. Era certo que o desgaste no asfalto com a velocidade que vc "normalmente" anda, seria grande e pode trazer problemas quando precisares dos pneus nas estradas/caminhos do Peru. Mas com esse quebra-galho que conseguiu, vc chega lá... Boa viagem! Mas manda mais notícias... Fraterno motoabraço - Renato Lopes

Pessoas - Larisse e Marcelo disse...

Ramonzito... deixa o SPOT quieto...queremos te acompanhar...
e vai com calma!!! rsss

Abraço

Marcelo (primo)

Robson Jaborá/SC disse...

Mas báh!
Eu com uma fome agora e essa história do bife...
Báhhh...

Celio Furio disse...

Lembra que eu te avisei dos buracos! Aqui para cima o negócio é pho... Até. Célio Fúrio

Celio Fúrio disse...

Lembra que eu te avisei dos buracos! Aqui para cima o negócio é pho... Até. Célio Fúrio.

Fernando A. M. Costa disse...

Fantástico Ramon, precisa ter muito peito para encarar essas estradas e esta região do Brasil! Abraços,

Fernando
Ilhabela, SP

Anônimo disse...

Ramon,

Gostei muito do seu Blog. Estou planejando uma viagem por trilhas iguais agora em Novembro que queria ver se você poderia me dar algumas dicas. Se puder me mandar um e-mail, agradeço: viagem@finesko.com.

Serão duas GS1200A e uma Tiger (a minha) e iremos de São Paulo a Cusco e voltando pela Bolivia por Corumbá.

Abraço e obrigado,
John